quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MODA


O chamado street fashion japonesa, uma mescla dos elementos artísticos como mangás e animês com a diversidade de estilos de Tokyo, vem conquistando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Um sinalizador dessa tendência é o surgimento, recente, de várias grifes especializadas nesse estilo no País. As coleções de várias delas puderam ser conhecidas em um desfile realizado no Festival da Imigração Japonesa no Brasil na cidade de Santos (São Paulo).


Com inspiração na moda jovem das ruas das grandes cidades do Japão, a grife Neko, do Rio de Janeiro, é uma das que aposta nesse mercado. A marca desenvolveu uma moda única baseada na cultura pop japonesa, levando em consideração as manifestações artísticas como o mangá e o anime e seu impacto na cultura popular oriental. Sua primeira coleção é marcada pelo estilo "Lolita" e apresenta duas variações: o Sweet Lolita, com cores claras, rendas e delicadas estampas, e o Gothic Lolita, que traz o preto como cor predominante. "Eu já gostava e usava a moda alternativa ocidental antes de conhecer a moda de rua japonesa, pela qual me apaixonei imediatamente.


Diferente, ousada, sempre muito bem trabalhada e com uma linguagem visual que não se parecia com nada que tivesse visto. Isso me levou a pesquisar cada vez mais a fundo não só a moda, mas também as pessoas que a usavam e seu estilo de vida.


Na época, eu já estava planejando criar uma marca de moda, e por causa de meu interesse por moda japonesa e as dificuldades de achar esta moda no ocidente, resolvi fazer uma marca de moda alternativa japonesa", explica Victoria Fattore, estilista e criadora, juntamente com Gabriel Brasil, da Neko.


Wikipédia

Nenhum comentário: